Depois de vivida com muita intensidade minha gestação, aproveitando cada momento e relatando os melhores aqui neste cantinho,
agora venho contar como está sendo minha vida de mamãe!

quinta-feira, 3 de março de 2011

ANDADORES.... USAR OU NÃO?

"Segundo o site babycenter :
Colocar um bebê num andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: o risco de acidente é enorme. Tanto que, em abril de 2007, o Canadá proibiu esse tipo de equipamento.

Dados britânicos também mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir.
A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções -- desde leves, sem consequências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais.
Outro perigo é a falsa sensação de segurança que o andador transmite a quem está tomando conta da criança. Como ela está presa no andador, as pessoas tendem a deixá-la por mais tempo sozinha, quando na verdade deveria acontecer justamente o contrário. O bebê provavelmente fica mais seguro se está no chão, desde que o ambiente tenha sido preparado para ele.
Além disso, os andadores não contribuem nada para a criança aprender a andar. Na verdade, podem até atrasar um pouco o processo. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar (é verdade que alguns pulam essa fase) e brincar no chão.
Segundo o pediatra Paulo Sérgio de Barros Ferreira, "os estímulos proporcionados pelo andador são inadequados quando comparados com aqueles mais instintivos dados pelos pais que acompanham a criança nos seus primeiros passos".
"Algumas crianças que utilizam andador por muito tempo tornam-se mais inseguras no momento em que precisam andar sem qualquer apoio, demorando mais tempo ainda para poder andar sozinhas", diz o médico.
Se você quiser mesmo usar um andador, leve em conta que eles só são adequados para bebês de mais de 9 meses, que já sentem e engatinhem, e que a criança deve ficar sob vigilância máxima quando estiver nele. Além disso, o tempo de uso precisa ser limitado.
Melhor mesmo é deixar o bebê explorar e se divertir no chão. "

Estávamos com muitas dúvidas de colocar o João Vitor no andador. Conversamos com o pediatra e ele é contra. Lemos muito sobre o assunto e pedimos opiniões que se dividiram um pouco, mas foi o suficiente pra decicirdos não colocar o João Vitor no andador!.
Vamos deixá-lo brincar muito no chão mesmo que é o que ele mais gosta ultimamnete!
E vcs, o que pensam disto? Aceito opiniões, mesmo ja ter tomado a nossa decisão!

3 comentários:

  1. Oi Ju, eu também sou contra o uso de andadores para os nossos bebês. Acredito que colocar os bebês no chão seja a melhor maneira de incentivá-los e ajudar no desenvolvimnto deles. Bj grande.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu uso o andador e o João adoraaa..não deixo por muito tempo e quando o coloco sempre estou por perto..Meu marido é contra, mas como foi presente do Vovó resolvemos nao desfazer. Ele adora fica lá, mexe em tudo, derruba cadeira...é uma graça.

    ResponderExcluir
  3. oi! sou mãe de Rafaella de 8 mêses, ganhou um andador da madrinha e esta devestindo-se muito! no inicio fica tensa cm bastante medo mas agora estou mais confiante ela corre para td lugaar, mas sempre coloco ela no chao bjos

    ResponderExcluir